Horário a ser determinado | Local a ser determinado

Vivência | Lendas, Bumbos e Sotaques do Samba Rural Paulista

Faixa Etária: 14+ Duração: 4h Vagas: 20 Numa atividade com dança, toque e aprendizado, conheça as Lendas, Bumbos e seus sotaques em uma vivência com o Samba Rural Paulista, berço do Samba de Bumbo, trazida por um dos maiores nomes do samba de bumbo, João Mário, lenda viva de Santana do Parnaíba.

Quando e onde?

Horário a ser determinado
Local a ser determinado

Sobre a atividade

Faixa Etária: 14+

Duração: 4h

Vagas: 20

Descrição: Numa atividade para todas as idades, conheça as Lendas, Bumbos e seus sotaques em uma vivência com o Samba Rural Paulista, berço do Samba de Bumbo, trazida por um dos maiores nomes do samba de bumbo, João Mário, lenda viva de Santana do Parnaíba. Abordando teoria e prática com instrumentos de verdade trazidos da região onde se originou o Samba de Bumbo, João Mário aborda diversos aspectos dessa manifestação artística e cultural.

Depois de dar um breve Histórico da manifestação artística, João Mário mostra as principais características do Samba de Bumbo, como os instrumentos e as coreografias , fala sobre o Sagrado e o Profano: a ancestralidade no Samba de

Bumbo , e sobre os sotaques: formações, toques, rítmica e a construção dos versos .

A lenda viva ainda vai contar um pouco como vivem as comunidades de Samba de Bumbo Paulista e conclui com a resistência dos quilombos urbanos, a inserção do negro na sociedade e o pertencimento paulista

Se houver tempo, haverá ainda um debate aberto (opcional de acordo com tempo disponibilizado para a

realização da oficina e a faixa etária do público participante)

Sobre João Mário

Nascido e criado em Santana de Parnaíba, João Mário Teixeira Braga Machado é articulador e defensor dos grupos tradicionais de cultura popular de Samba de Bumbo do Estado de São Paulo. Também é integrante dos grupos de Samba de Bumbo de Santana de Parnaíba Grito da Noite e Grupo 13 de Maio – Samba do Cururuquara.

Na cidade de Pirapora do Bom Jesus é integrante do grupo Samba de Roda de Pirapora, como zabumbeiro, versador, produtor cultural e ativista, exigindo proteção das manifestações do patrimônio cultural paulista. Educador, formado pelo Teatro Escola Instituto Brincante, tem a vida dedicada à proteção e à manutenção destas manifestações por meio de apresentações culturais, oficinas, palestras, e busca de recursos financeiros para projetos que as preservem.

Atualmente, trabalha no Centro de Memória e Integração Cultural da Secretaria de Cultura de Santana de Parnaíba e no Espaço Kando de Vivências Culturais, na mesma cidade. É também percussionista, oficineiro e pernalta na companhia Baque Bolado, desde 2017.

Valor: R$115,00 (cento e quinze reais)

Mais informações: foliadebonequins@gmail.com

Conte pra todo mundo

© 2019 | FOLIADEBONEQUINS.com.br | Navegando-flutuando desde 2018
Folia de Bonequins - Bloco-Mundo de Crianças Gigantes - Todos os direitos reservados


O projeto Folia de Bonequins opera pelo website oficial foliadebonequins.com.br , e responde contabilmente com o CNPJ: 18.942.956/0001-78, inscrito sob razão social de ANGIMAHTZ PEDIVERDE COMUNICAÇÃO E TURISMO LTDA. 

Todas as imagens e ilustrações são propriedade da marca Folia de Bonequins, é vedado o uso para reprodução total ou parcial do conteúdo deste website sem autorização do proprietário. É favor consultar a utilização do conteúdo desejado por meio do formulário de contato do site e aguardar resposta em até 48 horas para uso.